segunda-feira, 2 de maio de 2011

Romantismo


Para falar sobre o Romantismo vamos voltar a 1800, sec. XIX!
 
"O sentimento é tudo!" disse Goethe, e os românticos ouviram.
 
Delacroix "A liberdade guiando o povo"
 
O sentimentalismo floreceu por rebeldia à "Idade da Razão" do período neoclássico.

As pessoas optaram pela emoção e intuição em lugar da razão e da objetividade racional. Os românticos perseguiam sua paixão com toda dedicação!

Caspar David Friedrich "O viajante sobre o mar"

PARA ENTENDER MELHOR...

Valores: Intuição, emoção, imaginação

Inspiração: as eras Medieval e Barroca, o Oriente Médio
 e Extremo Oriente

Tom: Subjetivo, espontâneo, inconformista

Cor: Solta, profunda, rica em tons

Temas: Lendas, exotismo, natureza, violência

Gêneros: Narrativas de lutas heróicas,
paisagens, animais selvagens

Técnica: Pinceladas rápidas,
contrastes fortes de luz e sombra

Composição: Uso da diagonal

Caspar David Friedrich "O mar de gelo"


NEOCLASSICISMO X ROMANTISMO

A diferença entre os dois estilos é clara, compare essas duas imagens do mesmo homem, o violinista virtuose Paganini:

 



A primeira imagem é de Ingres (falamos dele aqui), a segunda, de Delacroix.

Ingres faz um retrato formal, com linhas precisas que representam exatamente a fisionomia do violinista, é um homem racional de controle completo.

Já Delacroix, define a forma do músico com cor e pinceladas fluidas em vez de linhas, a pintura de Delacroix é uma "figura de abandono apaixonado".

QUEM ERA QUEM

Géricault: Théodore Géricault lançou o Romantismo. Tinha uma maneira enérgica de usar a tinta e criar cenas de luta titânica. Fascinado por cavalos, Géricault morreu aos 32 anos devido a acidentes durante a montaria.

"Captura de um cavalo bravo"

"Corrida de cavalos em Epsom"

Delacroix: Inspirado por Géricault, tornou-se líder do movimento romântico. Era uma pessoa reservada e solitária, acreditava que “o homem de verdade é o selvagem”. Delacroix escolhia para suas obras temas da literatura ou eventos comoventes. Em uma viagem ao Marrocos, Delacroix se apaixonou pelas cores fortes e formas voluptuosas, que marcaram presença em suas obras pelos seguintes 30 anos de carreira.
  
"O massacre de Quios"
 
"A morte de Sardanapalo"
 
CURIOSIDADES!

A tela "A Balsa do Medusa" de Géricault, umas das mais famosas obras do romantismo, foi pintada com base em uma história contemporânea curiosa:
 
No dia 2 de julho de 1816, o Medusa, navio do governo que transportava colonos franceses para o Senegal, encalhou e afundou na costa oeste da África (próximo à costa de Marrocos), em virtude da incompetência do capitão, nomeado por motivos políticos.
 
O capitão e a tripulação foram os primeiros a evacuar o navio e embarcaram nos barcos salva-vidas, que puxavam uma jangada improvisada com os destroços do navio, com 149 passageiros amontoados.
 
A certa altura cortaram a corda que puxava a balsa, deixando os emigrantes à deriva sob o sol equatorial por 12 dias (outras fontes relatam que a tempestade os arrastou por mar aberto por mais de 27 dias sem rumo), sem comida nem água. Só 15 pessoas sobreviveram.
 
 
 
Para pintar o quadro, Géricault investigou o caso como um repórter, entrevistando os sobreviventes para escutar suas histórias terríveis de fome, loucura e canibalismo. Fez o máximo para ser autêntico, estudando até mesmo os corpos das vítimas.
 
Construiu uma jangada-modelo em seu ateliê e chegou a se amarrar ao mastro de um pequeno barco durante uma tempestade, para melhor poder retratar o desespero dos sobreviventes.
 
linguagem corporal da luta, das pessoas contorcidas e dos passageiros desnudos diz tudo a respeito da luta pela sobrevivência, tema que obcecava o artista.

No quadro, pode-se observar as diferentes atitudes humanas que se manifestam nos momentos cruciais da vida. É uma imagem dramática e impactante, do jeitinho que os românticos gostam.
 
Géricault, Auto-retrato
 
 
Próximo post de História da Arte...será a vez de conhecer o Realismo!
 

 

Até mais!

Fonte: Guia dos curiosos, Marcelo Duarte; Arte Comentada, Carol  Strickland; Wikipédia.
Imagens: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário